FUMANDO ESPERO

Direção: Adriana L. Dutra

Documentário Longa-Metragem

Fumante pesada há mais de 20 anos (dois maços por dia), a atriz e diretora de festivais de cinema brasileiro no exterior Adriana L. Dutra decidiu ir fundo na questão: afinal, por que é tão difícil abandonar o cigarro?


O que começou como um interesse pessoal  cresceu e ganhou proporções de uma vasta pesquisa sobre o tema.  No entanto, Fumando Espero ultrapassa, em muito, a dimensão de um documentário em causa própria. Depoimentos de anônimos e famosos (Ney Latorraca, Miúcha, Washington Olivetto, Carla Camuratti, entre muitos outros) revelam suas batalhas com o cigarro, enquanto publicitários, advogados, sociólogos e médicos analisam as técnicas de difusão e as consequências do uso da nicotina, e seu alto nível de dependência química e psicológica.


O filme apresenta a evolução do consumo do cigarro desde o seu aparecimento, passando pelas transformações nos hábitos de consumo ao longo da história e estratégias de marketing, denunciando a omissão da indústria quanto à revelação de dados médicos e indenizações.  


A denúncia também se estende a um lado geralmente menosprezado da questão – a condição dos plantadores de fumo, que vivem abandonados à própria sorte e à margem dos lucros monumentais da indústria, como revelam  os agricultores de  Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.

 
Uma inspirada animação criada  por Fabiana Egrejas e  Carlos Duba traça a evolução histórica e cultural do cigarro, enquanto cenas de cults hollywoodianos mostram como  galãs e divas  contribuíram para os lucros da indústria do tabaco. 


Entre os mortos – a impressionante marca de 100 milhões atribuídas ao vício no século XX – e atingidos, salvam-se os que conseguem largar o fumo a tempo – caso da diretora – pelo menos até a estreia do filme.  

Trailer Fumando Espero

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Adriana L. Dutra; Produção Executiva: Cláudia Dutra; Produtores Associados: Kátia Fernandes, Quanta; Colaboração no roteiro: Flávia Guimarães,Paula Dutra; Direção de Produção:  Cláudia Dutra; Montagem: Tuco; Fotografia e Câmera: Tamur Aimara; Animação: Fabiana Egrejas, Carlos Duba; Edição de Som: Lulu Farah; Assistência de Direção: Flávia Guimarães; Viviane Spinelli; Produção:  Carla Piske, Fabio Zambroni, Flávia Guimarães, Fernanda Kalume; Produção de Elenco: Carla Piske, Flávia Guimarães; Pesquisa: Valéria Burke; Assistente de Pesquisa: Samantha Ribeiro; Pós-Produção: Marcelo Pedrazzi; Trilha Sonora Original: Wellington Soares, Felipe Rodarte; Tema Instrumental Piano: Lulu Farah; Trilha das animações: Fabiana Egrejas, Carlos Duba.

Adriana Dutra no Programa do Jô | Doc "Fumando Espero"

Institucional

Festivais

Eventos

Audiovisual

  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Ícone

BRASIL

Av das Américas 3200 Gr 136 Barra da Tijuca

CEP: 22640 102

21 2439 2333

USA

PO BOX 416686 Miami Beach FL 33141

305 600 3347

Todos os Direitos reservados © Inffinito, 2014

Feirante