Audiovisual /
Fumando Espero - Longa-Metragerm

FUMANDO ESPERO

Direção: Adriana L. Dutra

Documentário Longa-Metragem

Fumante pesada há mais de 20 anos (dois maços por dia), a atriz e diretora de festivais de cinema brasileiro no exterior Adriana L. Dutra decidiu ir fundo na questão: afinal, por que é tão difícil abandonar o cigarro?


O que começou como um interesse pessoal  cresceu e ganhou proporções de uma vasta pesquisa sobre o tema.  No entanto, Fumando Espero ultrapassa, em muito, a dimensão de um documentário em causa própria. Depoimentos de anônimos e famosos (Ney Latorraca, Miúcha, Washington Olivetto, Carla Camuratti, entre muitos outros) revelam suas batalhas com o cigarro, enquanto publicitários, advogados, sociólogos e médicos analisam as técnicas de difusão e as consequências do uso da nicotina, e seu alto nível de dependência química e psicológica.


O filme apresenta a evolução do consumo do cigarro desde o seu aparecimento, passando pelas transformações nos hábitos de consumo ao longo da história e estratégias de marketing, denunciando a omissão da indústria quanto à revelação de dados médicos e indenizações.  


A denúncia também se estende a um lado geralmente menosprezado da questão – a condição dos plantadores de fumo, que vivem abandonados à própria sorte e à margem dos lucros monumentais da indústria, como revelam  os agricultores de  Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.

 
Uma inspirada animação criada  por Fabiana Egrejas e  Carlos Duba traça a evolução histórica e cultural do cigarro, enquanto cenas de cults hollywoodianos mostram como  galãs e divas  contribuíram para os lucros da indústria do tabaco. 


Entre os mortos – a impressionante marca de 100 milhões atribuídas ao vício no século XX – e atingidos, salvam-se os que conseguem largar o fumo a tempo – caso da diretora – pelo menos até a estreia do filme.  

Trailer Fumando Espero

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Adriana L. Dutra; Produção Executiva: Cláudia Dutra; Produtores Associados: Kátia Fernandes, Quanta; Colaboração no roteiro: Flávia Guimarães,Paula Dutra; Direção de Produção:  Cláudia Dutra; Montagem: Tuco; Fotografia e Câmera: Tamur Aimara; Animação: Fabiana Egrejas, Carlos Duba; Edição de Som: Lulu Farah; Assistência de Direção: Flávia Guimarães; Viviane Spinelli; Produção:  Carla Piske, Fabio Zambroni, Flávia Guimarães, Fernanda Kalume; Produção de Elenco: Carla Piske, Flávia Guimarães; Pesquisa: Valéria Burke; Assistente de Pesquisa: Samantha Ribeiro; Pós-Produção: Marcelo Pedrazzi; Trilha Sonora Original: Wellington Soares, Felipe Rodarte; Tema Instrumental Piano: Lulu Farah; Trilha das animações: Fabiana Egrejas, Carlos Duba.

Adriana Dutra no Programa do Jô | Doc "Fumando Espero"

Ney Latorraca
Ney Latorraca

Adriana L. Dutra
Adriana L. Dutra

Feirante
Feirante

Ney Latorraca
Ney Latorraca

1/11

Institucional

Imprensa
Contato
Fornecedores

Festivais

Canudos
Miami
Nova York
Londres
Vancouver
Montevidéu
Buenos Aires
Madri
Barcelona
Roma

Eventos

Verão do Rio
Verão do Morro
Conexão Samba
Gincana Cultural
EcoCine Lamsa

Audiovisual

Quero Botar Meu Bloco na Rua
Fumando Espero
Eu Gosto Mesmo é de Viver
Pioneiros
Maratona MG
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Ícone

BRASIL

Av das Américas 3200 Gr 136 Barra da Tijuca

CEP: 22640 102

21 2439 2333

USA

PO BOX 416686 Miami Beach FL 33141

305 600 3347

02 Logo Inffinito.png

Todos os Direitos reservados © Inffinito, 2014